Pesquisas

O Hospital Moinhos de Vento junta-se à comunidade científica internacional para conduzir grandes estudos sobre COVID-19 em parceria com dezenas de UTIs em todo o Brasil e coletar, também, detalhadamente todas as informações de nossos pacientes. Além disso, estamos em processo de instalação de um laboratório dedicado à pesquisa de SARS-Cov-2, não só para contribuir para o entendimento da pandemia, mas para possibilitar um melhor manejo dos pacientes.

  • Estudos Coalizão I, II e III

    Esta sequência de estudos avalia diferentes potenciais terapias para manejo da COVID-19: 1) hidroxicloroquina, 2) hidroxicloroquina + azitromicina, 3) dexametasona e 3) tratamento padrão. Os estudos são coordenados Hospital Moinhos de Vento, Albert Einstein, Sírio-Libanês, HCor, Oswaldo Cruz e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

  • Estudo Coalizão I

    Trata-se de um ensaio clínico randomizado que avaliará 630 pacientes internados, com menor gravidade, comparando 3 estratégias de manejo de COVID-19: 1) hidroxicloroquina, 2) hidroxicloroquina + azitromicina e 3) tratamento padrão. Este estudo, assim como Coalizão II e III, é coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, Albert Einstein, Sírio-Libanês, HCor, Oswaldo Cruz e Rede Brasileira de Pesquisa em Terapia Intensiva (BRICNet).

  • Estudo Coalizão II

    Este estudo envolverá os casos mais graves da COVID-19, que necessitam de suporte respiratório. Os 440 paciente recrutados serão randomizados para 1) hidroxicloroquina ou 2) hidroxicloroquina + azitromicina.

  • Estudo Coalizão III

    Este ensaio clínico irá avaliar o impacto da dexametasona em pacientes graves com Síndrome do Desconforto Respiratório agudo por COVID-19 comparado ao tratamento padrão. Serão 290 pacientes selecionados em todo o Brasil.

  • Estudo Coorte Moinhos

    O estudo irá avaliar características clínicas, fatores de risco, métodos diagnósticos e evolução da doença em pacientes com suspeita de COVID-19. Também será avaliada a resposta imune, carga viral e co-infecções com outros vírus. O estudo inclui pacientes atendidos no Hospital Moinhos de Vento e no Hospital Restinga e Extremo-Sul, e é realizado em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do PROADI-SUS.

  • Laboratório Moinhos COVID-19

    O Hospital Moinhos de Vento, para contribuir efetivamente com a assistência e pesquisa sobre COVID-19, está em fase final de implantação de um Laboratório de Biologia Molecular dedicado para SARS-CoV2 e outros vírus respiratórios. Além disso, o atual laboratório em parceria com a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, via PROADI-SUS – Ministério da Saúde, está sendo adequado para também estudar SARS-CoV-2.